Os fios opacos estão com os dias contados, saiba como torná-los saudáveis e como recuperar o brilho dos cabelos

Os cabelos opacos são consequência de processos de lavagem, exposição ao sol, uso frequente de secadores, chapinhas, babyliss, contato com o cloro e água do mar, alisamentos ou tingimentos. Mas essa pode ser uma condição temporária, porque soluções para reverter esse quadro existem para recuperar o brilho dos cabelos

Segundo o médico e tricologista Luciano Barsanti, diretor do Instituto do Cabelo e presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia, é preciso estar atento ainda à alimentação, a hábitos pouco saudáveis e a questões fisiológicas, que podem também influenciar na falta de brilho. 

 “As dietas sem acompanhamento médico e carência alimentar, as alterações hormonais, a baixa ingestão de líquidos, assim como o cigarro e o álcool podem causar o problema”. 

Se identificou? Seus fios opacos estão com os dias contados. Confira nossas dicas e dê as boas vindas ao brilho dos cabelos!

1. Acerte na escolha do shampoo e condicionador para o brilho dos cabelos 

Quer saber como dar brilho no cabelo? O primeiro passo é acertar na escolha dos cosméticos. O médico e tricologista ressalta que o cabelo opaco deve ser lavado com shampoo e condicionador de pH fisiológico – entre 5 e 6 – e com ingredientes naturais na formulação. 

“Extrato de alecrim, rosas brancas, manteiga de Karité, murumuru, óleos vegetais – de coco e argan – são ótimos aliados,” lista Barsanti.

Fique atento ao rótulo!

Comece pela lavagem com o Shampoo Nutritivo Cabelos Secos, de Natura Lumina –, que dá 2X mais maciez e hidratação, – e, na sequência, use o Condicionador Polinutrição Cabelos Secos, também de Natura Lumina –, que repara intensamente com 3X mais resistência. 

Dica do especialista: Nada de lavar o cabelo com água quente, o ideal é morna para fria. Isso evita o ressecamento e a perda de brilho. 

2. Hidrate o cabelo opaco

A hidratação é essencial para reconstruir os fios e devolver o brilho a eles.

“Recorra às máscaras pelo menos uma vez por semana. As ampolas de hidratação também são benéficas. Ambos os produtos devem ser usados no comprimento do cabelo, nunca da raiz,” ressalta o tricologista.  

Aposte na Máscara Reparadora de Cabelo Seco, de Natura Luminapara dar brilho no cabelo. Ela promete tratamento imediato e progressivo, além de hidratação, reparação e fortalecimento da fibra capilar.

3. Não se esqueça da proteção solar capilar

O especialista aconselha o uso de finalizadores que carreguem componentes termoprotetores em suas fórmulas para proteção dos fios no dia a dia. Essa propriedade cria uma barreira de proteção que previne o ressecamento. 

Você pode experimentar o  Sérum Regenerador Progressivo Cabelos Quimicamente Danificados, de Natura Lumina, que oferece regeneração progressiva das áreas fragilizadas e blindagem dos fios com proteções térmicas e UV. Ele ainda protege contra a ação térmica do secador e da chapinha, além de proporcionar leveza e brilho aos fios.

Dica do especialista: Proteja também fisicamente os fios contra a ação do sol com chapéus ou bonés de filtro 100% UV.

4. Atenção ao secador e à chapinha!

O calor emitido pelo secador e pela chapinha pode prejudicar ainda mais a saúde dos fios opacos, mesmo quando não são usados com frequência. Não abre mão?

“Então, use o secador sempre na temperatura média e a uma distância de 30cm dos fios. A chapinha é o mais prejudicial, ela pode atingir 360°C, queimar e tracionar os fios. Desaconselho o uso,” enfatiza o especialista.  

5. Cuidado com o excesso de química 

Alguns procedimentos químicos chegam a remover toda a água dos fios ao abrir as cutículas e romper sua estrutura. 

“Portanto, jamais realize mais de um ao mesmo tempo, como alisamento e tintura. Obedeça a um intervalo mínimo de 30 dias entre um e outro. O tingimento deve ser feito a cada 30 ou 40 dias, enquanto o alisamento de 4 em 4 meses,” afirma o tricologista.   

6. Se alimente bem!

Seguir uma alimentação balanceada ajuda a melhorar a aparência e saúde do cabelo. Segundo o médico, sais minerais, vitaminas e proteínas são fundamentais para manter a estrutura dos fios.

“Não se esqueça de ingerir bastante líquido ao longo do dia, de preferência água”, aconselha ele. 

Praticar atividade física, reservar tempo para o descanso, evitar o consumo de álcool e cigarro também é importante. 

*O especialista consultado nesta matéria foi ouvido como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca.