NOSSO MAQUIADOR OFICIAL, MARCOS COSTA, ENTREGA OS PRINCIPAIS TRUQUES PARA VALORIZAR O FORMATO DE OLHO QUE APRESENTA PÁLPEBRA CAÍDA
Um dos maiores desafios para quem tem pálpebra caída é descobrir o que funciona para esse tipo de olho quando o assunto é maquiagem. Em tempos de beleza democrática, a boa notícia é que truques não faltam na hora de valorizar qualquer formato.
Marcos Costa, maquiador oficial da Natura, reconhece a dificuldade e afirma que a pessoa que tem a pálpebra caída, assim como aquela com o olho caído, pode enfrentar alguns obstáculos na hora de se maquiar. Mas como maquiagem é para todos, sempre há solução!
Antes de tudo, porém, é necessário se desprender de antigos mitos, como o que de que certas cores de sombra são proibidas para pálpebras caídas. O segredo é experimentar e explorar a grande variedade de produtos e técnicas disponíveis.
A seguir, confira 5 dicas do expert e produza looks poderosos.
1. Aposte em sombras de cores escuras nas pálpebras
Para as fãs de sombra, a primeira recomendação de Marcos Costa é dar preferência para cores médias e escuras nos cantos externos dos olhos, recorrendo ao esfumado clássico, marcando bem o côncavo. Na dúvida de quais escolher, recorra às variações de preto e marrom. “Evite usar cores claras. Elas podem criar um efeito rebote, que acentua esse incômodo”, explica o especialista.
2. Acerte no uso do lápis de olho
O lápis de olho, diz Marcos, é outro forte aliado para quem tem pálpebra caída. Se for preto, melhor ainda! Na hora da aplicação, porém, é importante evitar restringir seu uso, assim como o da sombra, à parte inferior dos olhos. “Uma vez que decidiu usar embaixo, aplique também na parte superior, justamente para não reforçar o efeito caído dos olhos”, fala o especialista.
Outra dica de Costa é recorrer so produto para contornar as pálpebras superiores – da raiz dos cílios ao côncavo – e preencher o espaço com uma sombra marrom.
Sempre esfumando em direção às sobrancelhas para levantar o olhar”, orienta ele.
O resultado é impactante!
O Lápis Kajal para Olhos, de Una, possui cor intensa e aplicação extra macia, e pode ser a sua escolha certa para essa opção de maquiagem.
3. Saia do básico. Sim, você pode!
Além de usar e abusar das cores curingas preto e marrom, o maquiador indica outros tons intensos como chumbo, grafite, azul e berinjela. Descendo a escala de intensidade, boas opções ficam com o rosa médio e o verde.
Com a Maxxi Palette de Sombras Nude, de Una, dá para variar nas combinações. A estratégia é usar sempre uma cor mais escura no canto externo e, na pálpebra móvel, um tom mais mediano.
4. Abuse da máscara de cílios
Outro truque infalível para quem tem a pálpebra caída é abusar da máscara de cílios.
Dê ênfase no canto externo dos olhos. Fazer isso realmente levanta a pálpebra, cria uma certa ilusão de ótica”, fala Marcos.
Para valorizar o olhar ainda mais, aplique do jeito certo, posicionando o pincel bem rente à raiz dos cílios. Depois é só deslizar até a ponta dos fios. Para criar volume, o segredo é sobrepor camadas.
5. Atenção às sobrancelhas!
Por fim, o expert chama atenção para o formato das sobrancelhas e afirma que, para quem tem pálpebra caída, mantê-las muito compridas não funciona.
Recomendo deixá-las mais arqueadas para valorizar esse olhar. E depois de maquiar, dê um toque com uma cor levemente pérola no arco superior, isso também ajuda a levantar a expressão”, diz Costa.